top of page

Afinal o que seria "O Novo Normal"?

Atualizado: 28 de out. de 2020


Apesar de o termo ser muito utilizado, ainda há uma incerteza sobre o que é o novo normal. Ele refere-se ao período após um momento ou evento que promoveu rupturas estruturais. Ou seja, a mudança foi tão intensa que é difícil acreditar que a situação será normalizada e tudo voltará a acontecer como antigamente.


O termo também está relacionado aos novos hábitos que provavelmente permanecerão para sempre e que marcarão de fato a entrada do Século XXI. É importante lembrar que eventos globais, como pandemias e guerras, aceleram o desenvolvimento, e isso está acontecendo atualmente. Para se adaptar à crise sanitária, grandes mudanças foram necessárias, tanto na vida profissional, quanto na pessoal.


O novo normal pode ser entendido como a nova forma de viver, que irá garantir a segurança e a sobrevivência da população. Portanto, o termo refere-se, principalmente, às ações cotidianas e à nova maneira de se relacionar, considerando as mudanças enfrentadas durante a pandemia.


Refletindo sobre a temática conclui-se que não tem como existir um único normal. Logo, não existe um novo (único) normal. Afinal o que é normal para mim pode não ser normal para você, e vice-versa. Além disso, quem disse que o antigo normal era “normal?!

 

Autor:

Thiago Oliveira dos Santos

Enf. Msc em Gestão do Cuidado/UFSC

Florianópolis/SC

@enf.thiagoliveira

Comments


bottom of page